Pauta LGBTQIA+ é tema de exposição de arte em Ribeirão Preto

 



Ateliê Marina Dias recebe mostra que ficará em cartaz até 16 de julho


Ribeirão Preto recebe a exposição de obras de arte Mais Orgulho com temática LGBTQIA+. A mostra terá abertura neste sábado, 18 de junho, das 17h às 21h no Ateliê Marina Dias. 


Os artistas Ubirajara Júnior e Marina Dias trouxeram recortes da comunidade sob diferentes aspectos, que incluem desde o reconhecimento das mais diversas identidades de gênero, pinturas de ativistas, artistas e momentos da Parada do Orgulho LGBTQIA+. Algumas pinturas também refletem a violência, ainda que estampada de forma sutil em algumas artes. As obras de ambos são inéditas e foram produzidas especialmente para este evento.


Segundo Ubirajara Júnior esta é uma exposição que traz reflexões sobre o tema e também comemora o orgulho de ser. Já a artista Marina Dias, vem realizando uma série de pinturas inspirada em cenas de filmes do cinema nacional e, para esta mostra, também incluiu a pintura de pessoas que participaram de documentários e séries sobre o tema. 


"É importante refletir sobre os espaços sociais ocupados pelo público LGBTQIA+. Ao retratar pessoas que fizeram filmes e séries, a ideia é causar curiosidade e fazer com que o público também conheça as histórias de luta e resistência da comunidade e assista aos filmes. Assim, os momentos de reflexão vão além da exposição. 



Sobre os artistas


Marina Dias é publicitária, artista visual e pós-graduada em Design Gráfico. Nasceu em São Paulo, em 1983. Reside em Ribeirão Preto (SP). Trabalha com artes plásticas e visuais há mais de 10 anos, explorando diversas técnicas como acrílica sobre tela, colagens, aquarela, gravuras com stêncil, fotografia, arte digital e escultura em argila. Marina também é proprietária da MADÍ Comunicação e ministra cursos, palestras e treinamentos de comunicação e marketing digital, além de atuar no planejamento estratégico de campanhas publicitárias. Atua ainda no desenvolvimento de projetos gráficos e editoriais, criação de identidade visual corporativa, diagramação, desenvolvimento de ilustrações, entre outras atividades de cultura, arte e literatura.



Ubirajara Júnior trabalha com artes plásticas profissionalmente há 32 anos. Em 2000, concluiu o curso de Artes na Panamericana de Artes em São Paulo. Acumulou diversos prêmios ao longo de sua trajetória. Participa de exposições nacionais e internacionais com técnicas variadas: aquarela, xilogravura, desenho e pintura. Atua como professor e orientador em instituições como Oficinas Culturais e Sesc de Ribeirão Preto e região. Foi presidente do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto). É responsável pelo Ateliê Ubiraja Júnior, desde o ano 2000, onde tem formado artistas e promovido exposições e curadoria de arte em diversos espaços. É licenciado em Letras pela Unicamp (1986).







Ateliê Marina Dias


Rua São Sebastião, 818, Casa 2, Centro, Ribeirão Preto 

Abertura da exposição: Dia 18/06, das 17h às 21h

Visitação aos sábados das 9h às 13h: 25/06, 02/07, 09/07 e 16/07

Evento gratuito. Não há necessidade de agendamento

Saiba mais: www.madicomunicacao.com.br/exposicao-mais-orgulho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E teve prêmio! Terceiro lugar na exposição "Os 7 pecados"

Diversão